quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Planejamento Língua Portuguesa - 1º ano Ensino Médio

Conteúdos

1.º Bimestre


• Leitura e interpretação de textos diversificados;

• Ampliação do vocabulário;

• Variantes lingüísticas

• Literariedade;

• Prosa e verso;

• Funções da Literatura;



• Figuras de Linguagem;



2.º Bimestre

• Fonética

• Trovadorismo;

• Humanismo;

• Classicismo;

1. Letra;

2. Grafema;

3. Fonema;

4. Acento Tônico;

5. Encontro vocálico;

6. Encontro consonantal;

7. Dígrafo;

8. Ortoepia;

9. Prosódia.



3.º Bimestre

• Estrutura e formação de palavras;

• Quinhentismo;

• Barroco;





4.º Bimestre



• Regência e crase;

• Pontuação.

• Arcadismo;



Avaliação
 
• Observação direta do Professor;




• Testes escritos;



• Trabalhos individuais/ em grupos.



• Valor dos instrumentos:

- Prova: 4 pontos;

- Teste: 4 pontos;

- Trabalho: 2 pontos.

10 comentários:

  1. Sou Prof de Língua Inglesa no entanto estou enfrentando um desafio de lecionar Português... Enfim vc não acha que Línguistica é muito complexo para uma turma de 1 ano ensino Médio? Meus amplexos !!!

    ResponderExcluir
  2. é muita coisa voce nao tem do dos seus alunos

    ResponderExcluir
  3. Olá Nívea, meu nome é Henrique e sou aluno de 8ª série. Gostaria de saber qual é o assunto principal para se aprender no 1º ano do ensino médio na matéria de Português, pois já sei toda a matéria deste ano e preciso me adiantar para passar na prova de reclassificação ano que vem, por favor me da um help aí.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Muita coisa? Tem mais que dar matéria. Na minha escola o ensino é precário, então eu tenho que ficar vagando por aqui pra encontrar matéria pra estudar. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,
    Nívea vc está de PARABÈNS.
    Nota 10

    ResponderExcluir
  6. foi muito bom msm q e esses assunto q eu to estudando no 1º ano medio

    ResponderExcluir
  7. walquiria, sou professora, atualmente estou lecionando Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna - Inglês, no ensino Médio, é maravilhoso quando podemos compartilhar e ao mesmo tempo aprender com alguém. Você é generosa em compartilhar seu conhecimento, parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Excelente seu planejamento, uma pena que a maioria das Escolas no Paraná estão com ensino semestral por blocos. Devido a isso, temos que diminuir os conteúdos para conseguir trabalhar o máximo possível.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de pegar uma turma de 1º ano EM Português e como dou aulas mais de Inglês, este blog me ajudou muito. Obrigada!

    ResponderExcluir