domingo, 3 de junho de 2012

Atividades sobre causa e consequência


 Atividades sobre causa e consequência 

1-    Reescreva no caderno os enunciados a seguir, ligando as frases de maneira a estabelecer relação de causa e consequência entre elas.
a)     Na Idade Média, os mosteiros detinham o monopólio do conhecimento. O acesso à educação era muito restrito.
b)   Gutenberg inventou a imprensa. Não era mais necessário copiar livros manualmente.
c)    Atualmente, os pais ficam desesperados. Os filhos aprendem o que querem na internet
d)   As crianças têm acesso às informações do mundo adulto. O universo delas se transforma drasticamente.
2-   Em seu caderno, reformule o período de cada item a seguir, utilizando o pretexto de que.
a)    Ele não foi à aula. Disse que estava doente. Sabemos que ele foi ao cinema!
b)   O professor de geografia tirou uma semana de licença. Disse que estava estressado.
c)    Caio recusou o convite para participar do evento. Disse que estaria fora da cidade na época.
3-   Reescreva em seu caderno as frases de cada item, estabelecendo relações de causa entre os enunciados. Para isso, utilize de tanto, ainda mais que, tanto mais que. Observe o exemplo:

Olavo, que começou como engraxate, hoje é presidente do Banco. Ele trabalhou muito.
De tanto trabalhar, Olavo, que começou como engraxate, hoje é presidente do Banco.
a)    Maria Helena conseguiu terminar a faculdade. Ela estudava até altas horas da madrugada.
b)   Os alunos adoravam o professor de História. Duas vezes por mês, ele passava filme para eles.
c)    Pedia ajuda dos pais da comunidade. Conseguiu construir um teatro na escola do bairro.
4-   Reescreva as frases de cada item em seu caderno, substituindo o trecho em destaque por uma oração com verbo auxiliar no modo gerúndio, sem alterar o sentido original. Observe o exemplo:

Como estivesse doente, Roberta ficou em casa vários dias.
Estando doente, Roberta ficou em casa vário dias.
a)    Como estou estressado, vou tirar uns dias de férias.
b)   Joaquim terá de chamar um encanador, já que todas as torneiras da casa estão entupidas.
c)    A professora terá que escrever no quadro, já que esqueceu o projetor.
5-   Reúna-se com um colega e escrevam dois ou três parágrafos sobre um dos textos lidos neste capítulo.
a)    Estabeleçam, em algum trecho, relação de causa e consequência. Usem umas das expressões do quadro das páginas 260 e 261 para exprimir a causa.
b)   Troquem de texto com outra dupla e vejam se as ideias de causa estão expressas corretamente e de acordo com os textos estudados.
6-   Copie as frases a seguir em seu caderno e as complete, imaginando uma consequência para cada caso.
a)    O presidente do senado demitiu-se t.
b)   Chove a quase um mês em Santa Catarina t.
c)    Os alunos ficaram tão eufóricos com o campeonato t.
d)   A terra do sertão nordestino é tão esturricada t.
e)    Mariana não pode ver uma barata t.
f)    O aluno estudou a noite toda t.
7-   Reescreva as frases a seguir, ligando-as de maneira a dar destaque a consequência. Atenção à expressão da intensidade. Observe o exemplo:

O calor foi muito intenso. O solo ficou empedrado.
O calor foi tão intenso que o solo ficou empedrado.
a)    Choveu muito. Os pequenos morros pareciam ilhados.
b)   O sertanejo é muito preguiçoso. Parece estar sempre fatigado.
c)    Caiu bastante a temperatura. Acabou a secura do ar.
d)   Na época da Revolução Industrial, as cidades tiveram que abrigar muitas pessoas. O crescimento urbano tornou-se desordenado.

Obs.: Queridos, algumas postagens aqui são para colegas professores. Não têm gabarito. São atividades que eu digito de livros e o próprio professor terá que fazer o seu, ok?
Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário